Claro que você não precisa de nenhum aplicativo (app) pra pegar sua bicicleta e sair livre, leve e solto por aí. Mas, a tecnologia está à disposição de todos nós e, no caso do pedal, há uma série de ferramentas digitais que podem até mesmo facilitar a vida do ciclista ou socorrê-lo em situações corriqueiras.

Entre os inúmeros softwares úteis ao pedal, sabemos que o Strava é o campeão na preferência de muitos praticantes da atividade ciclística – e, portanto, já bastante conhecido quanto às vantagens que proporciona. Por isso, selecionamos outros cinco apps, para fins diversos e que, talvez, você ainda não tenha experimentado:

  • Bike Map: acesse milhões de rotas para pedalar, no mundo, por meio deste app – sim, sem nenhum exagero, são mais de seis milhões de possibilidades pra se aventurar de bicicleta, distribuídas por cerca de uma centena de países! Trata-se de uma ferramenta construída de forma colaborativa, em que os próprios ciclistas vão inserindo trajetos e dados relacionados. O aplicativo informa, por exemplo, obstáculos pelo caminho – buracos, trechos de tráfego mais perigoso, construções, interdições – e pontos de serviços e pouso (oficinas, banheiros públicos, shoppings, bancos etc). Comandos acionados também por voz e funções sem necessidade de Internet estão entre as várias outras ofertas desse aplicativo, que é a maior coleção de roteiros ciclísticos do planeta!
  • Komoot: e falando em ciclo aventura, eis um aplicativo bastante queridinho entre vários amantes do cicloturismo. Além de também mapear rotas, o Komoot possui um sistema de acompanhamento altimétrico, junto ao GPS do ciclista, que é bastante elogiado. O app também fornece informações sobre o trajeto – se você vai encontrar asfalto ou terra pela frente, por exemplo – e mostra até mesmo rotas desconhecidas por outros aplicativos. Entre essas, estão trilhas para os adeptos do maravilhoso estilo bikepacking de viajar em bicicleta. 
  • Bike Registrada: quem nunca ouviu falar de alguém que teve sua bicicleta roubada e deu ela por perdida? Sim, porque, mesmo que se registre boletim de ocorrência na delegacia, a gente sabe que, embora a esperança seja a última a morrer, é praticamente um milagre reaver uma bike roubada. Na ferramenta, você insere os dados da sua bicicleta, que podem, por exemplo, ser consultados por outros ciclistas, pela equipe da polícia etc. No caso de ter sua bicicleta roubada, o app emite inclusive um alerta de roubo para os demais usuários do sistema. O software, num todo, possui uma variedade de funções interessantes pra proteger seu patrimônio de duas rodas: vale a pena conhecer!
  •  Bike Repair: como o próprio nome já dá a pista, este app traz informações úteis para o reparo – no melhor estilo “faça você mesmo” – das magrelinhas. Com instruções detalhadas e ricamente ilustradas por fotos, a ferramenta pode ser uma mão na roda num momento de apuro com sua bike, quando não houver nenhum profissional ou pessoa mais experiente, por perto, pra lhe acudir. Entre as demais funcionalidades, o app traz, também, um bom glossário pra você conhecer mais sobre as peças. No geral, é um software super válido pra você se familiarizar melhor com os componentes e funcionamento da sua bicicleta.
  • Bike Tire Pressure Calculator: sim, coisa simples: trata-se de um app que lhe ajuda a calcular a medida ideal de calibragem dos pneus da sua bike. Porque pneus com a calibragem certa – nem muito altos ou baixos – lhe trazem conforto, desempenho, mas, sobretudo, segurança. Um pneu estourando repentinamente, por exemplo, seja você acelerando em meio a uma trilha ou numa rodovia, pode ocasionar uma fatalidade, inclusive. Por meio de informações como peso do ciclista e da bicicleta, tamanho dos aros e pneus, o app calcula a medida ideal de pressão, em bar ou psi.

Enfim, são muitos os aplicativos que podem contribuir pra que você tenha uma experiência ainda mais prazerosa e segura no ciclismo. Traremos mais, em outros artigos. Caso você também tenha uma dica de app, partilhe aqui, nos comentários, para os demais amigos e amigas da comunidade Superando Limites!